top of page

O QUE É? 

O som que é recebido através dos ouvidos, carrega com ele uma porção de componentes acústicos, esses componentes começam a ser interpretados a partir das vias auditivas, até chegar ao cérebro, onde esse som ganha significado e podemos compreender aquilo que ouvimos. O processo do cérebro compreender o estímulo sonoro com eficiência chamamos de Processamento Auditivo Central.

Sistema auditivo COM PROBLEMA PEQ.jpg

QUAIS SÃO OS SINAIS/SINTOMAS DE UMA ALTERAÇÃO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL? 

Nós escutamos com nossos ouvidos, no entanto, é o nosso cérebro que interpreta a informação que escutamos. Se o cérebro não for capaz de processar corretamente o que foi dito ou se houver algum problema na via auditiva de transmissão do som, a mensagem é perdida ou, então, mal compreendida, acarretando no  Transtorno do Processamento Auditivo Central.

O Transtorno do Processamento Auditivo Central costuma produzir dificuldades diárias no processo de comunicação oral, na leitura e escrita, incluindo o desempenho acadêmico e a compreensão da linguagem.  Os sinais mais comuns de alterações no Processamento Auditivo Central são:

 - Dificuldades para compreender em ambientes ruidosos     

                                                                     

 - Dificuldades para localizar da onde está vindo o som

- Substituições de letras na escrita e/ou na leitura

- Dificuldades com acentuação

- Dificuldades na pontuação

 

- Dificuldades para executar instruções orais, em especial, com múltiplos comandos

   

- Dificuldades com tarefas multimodais, como a anotação da explicação do professor.

- Dificuldades para aprender uma segunda língua, como inglês

- Dificuldade para manter a atenção

- Dificuldades para armazenar informações auditivas

 

- Dificuldades para compreender uma fala rápida

 

- Solicitar com frequência que a pessoa repita o que foi dito: “O que?” “Hã?”

 

 

QUANDO DEVE SER REALIZADO UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL? 

Sempre que houver qualquer queixa relacionada à audição, linguagem ou dificuldades de aprendizagem.

O diagnóstico do Transtorno do Processamento Auditivo Central é realizado a partir dos sete anos de idade, no entanto, existem testes com padrões de normalidade a partir dos 5 anos de idade para verificar se existe uma imaturidade do sistema auditivo central. Idosos e pessoas com perda auditiva também podem realizar o exame.

 

COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL? 

A avaliação é realizada dentro de uma cabina acústica, por meio de equipamentos específicos que controlam o som- audiômetro. O paciente é submetido a uma série de testes padronizados que investigam cada habilidade auditiva central separadamente, bem como, os diferentes processos perceptivos, responsáveis para que se tenha uma boa escuta.

nic.jpg

Nossos principais diferenciais: 

Diferencial 1 

O Exame de Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) é realizado em duas sessões

  • O exame de processamento auditivo central é um exame comportamental que depende da resposta do paciente, por isso, ele precisa prestar atenção e não pode estar cansado, com fome ou sono 

  • Em duas sessões, é possível fazer uma maior variedade de testes sem cansar o paciente, obtendo resultados mais completos e fidedignos

 

Diferencial 2 

Fazemos a devolutiva ao paciente/responsáveis pessoalmente ou por telefone, após o envio do relatório completo por e-mail

  • Explicação detalhada do laudo

  • Qual a implicação disso no dia a dia do paciente

  • Como os resultados do exame estão associados à queixa inicial

 

Diferencial 3

Esclarecemos os resultados junto a outros profissionais

  • Nos colocamos disponíveis para conversar com profissionais da saúde que estejam acompanhando o paciente e com a escola, caso seja necessário

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL 

Após a avaliação emitimos o relatório do Processamento Auditivo Central dentro de cinco dias úteis. Realizamos a devolutiva do relatório presencialmente com a descrição detalhada sobre o resultado de cada teste, assim como o diagnóstico e condutas, caso paciente não esteja sendo acompanhado por outro profissional.

Realizamos também a devolutiva do resultado com outros profissionais que estejam acompanhando o paciente como: médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopegagogos, etc...

Caso seja necessário, emitimos um segundo relatório direcionado para a escola, faculdade ou trabalho. 

TRATAMENTO PARA ALTERAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL 

Após o diagnóstico do Transtorno do Processamento Auditivo Central, o tratamento recomendado é o Treinamento Auditivo que tem como função trabalhar as habilidades auditivas em associação com a linguagem, memória, atenção e cognição.

A reabilitação pode ser realizada em conjunto com outros profissionais como psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos e profissionais da educação.

A quantidade de sessões irá depender do nível do comprometimento, da idade e do desenvolvimento do paciente ao longo das terapias. Para maiores informações acesse o tópico “Treinamento Auditivo”.

bottom of page