AUDIOMETRIA

Adulto e Infantil

OBJETIVOS DA AUDIOMETRIA

(Avaliação da Audição Periférica = Quantidade do Som)

  • Através da Audiometria, avaliamos a intensidade sonora que o paciente é capaz de perceber e se há perda auditiva, identificando grau da perda (leve a profunda), tipo de perda (neurossensorial, condutiva ou mista) e local da lesão (orelha externa, média ou interna).

  • O exame de Audiometria é realizado dentro da cabina acústica da Somos Fonoaudiologia, que isola sons externos. Usando um fone de ouvido, o paciente escuta e responde a uma série de apitos, controlados por um audiômetro. Verifica-se, assim, a intensidade sonora mais fraca que ele é capaz de responder, em 8 tipos de frequências diferentes, fundamentais para a compreensão da fala. Também é realizada a audiometria vocal, um teste de repetição de palavras que mede a inteligibilidade da fala.

____

EXAMES COMPLEMENTARES

  • Timpanometria (avalia a rigidez e a mobilidade da membrana timpânica e dos ossículos presentes no ouvido médio, averiguando se existe algum impedimento na passagem do som)

  • Pesquisa do Reflexo Acústico: avalia o sistema de proteção do ouvido para sons intensos, mais fortes que 80dB, chamado reflexo estapediano.

Se, através dos exames de Audiometria, Timpanometria e Pesquisa do Reflexo Acustico, é feito o diagnóstico de perda auditiva, com indicação do médico otorrinolaringologista fazemos a indicação, regulagem e adaptação dos Aparelhos Auditivos e o Treinamento Auditivo do paciente, processo fundamental para a reabilitação auditiva eficaz em caso de Transtorno do Processamento Auditivo (TPAC) causado pela perda auditiva.

__

 

TIRE SUAS DÚVIDAS:

Quais os sinais da perda auditiva? >>

Há diferentes tipos de perda auditiva? >>

Como a perda auditiva afeta o cérebro? >>

Suspeito que tenho perda auditiva. O que devo fazer? >>